Feng Shui Tradicional Chinês

Harmonização Oriental de Ambientes

O Feng Shui Tradicional Chinês é uma técnica milenar que visa o equilíbrio do fluxo do Qi no ambiente. O Qi é uma energia pura, emanada do Universo, muito sutil e invisível aos olhos físicos, mas que interfere em nosso campo eletromagnético a nível emocional e mental. Embora puro em essência, o Qi assume diferentes características quando dentro dos imóveis, influenciando de muitas maneiras as pessoas em suas casas e em seus locais de trabalho.

O Qi pode provir do Céu ou da Terra. O Qi celeste possui polaridade positiva – Yang - e o Qi terrestre possui polaridade negativa - Yin. A perfeita harmonia entre Yin e Yang, também chamada de Tao, promove a felicidade e conduz todos os seres ao Caminho do Céu, que é curso de evolução espontânea da natureza de todas as coisas terrestres. Sendo assim, quando nos desviamos do Caminho do Céu, estamo-nos afastando da nossa própria natureza, dando origem à desarmonia, ao sofrimento e à consequente infelicidade.

O Qi não possui um valor moral, logo, a questão das polaridades não está relacionada diretamente com a qualidade de ser bom ou ruim. No entanto, determinadas energias podem ser incompatíveis com o nosso desenvolvimento e estilo de vida. Sabendo disso, podemos bloquear energias inapropriadas ao nosso bem-estar ou fazê-las transcorrer de maneira mais auspiciosa, de acordo com o princípio da transmutação.

Feng significa vento e Shui significa água. O vento espalha o Qi e a água o retém. O Qi produzido pelo Céu é afetado por determinados fatores da paisagem na Terra antes que os efeitos finais sejam sentidos pelo homem. O tempo e o espaço estabelecem o Qi, enquanto as formas dos 5 elementos o controlam. Os cinco elementos da natureza são o Fogo, a Terra, o Metal, a Água e a Madeira.

Quando entendemos a grande influência que os padrões energéticos do ambiente que habitamos e trabalhamos podem exercer sobre as nossas escolhas e os nossos atos, deixamos de “remar contra a maré” e aproveitamos o fluxo do Qi para nos beneficiar, vivendo de acordo com a nossa natureza de maneira mais tranquila e satisfatória.

intro

Trecho extraído do Qing Nang Jing

“Quando o Céu vem e é recebido pela Terra,
Quando o Qi é retido pelas formas adequadas,
Todas as coisas têm origem.
Quando o Qi é sentido e oferece resposta,
Os espíritos abençoam os seres.
Assim, a imagem do Céu e a forma da Terra devem se corresponder
Para que o de cima e o debaixo se tornem únicos.
Assim é o mecanismo de transformação”.



Os fundamentos do Feng Shui Tradicional

Os alicerces do Feng Shui Tradicional Chinês residem no empirismo e na ética. Milhares de anos de observação e interpretação dos padrões matemáticos de funcionamento da Natureza garantiram aos sábios da antiga China a construção de um sistema único de harmonização do ambiente, também baseado na complexa e grandiosa filosofia do I Ching, obra que compreende diversos símbolos, relações e metáforas, incapazes de serem traduzidos numa leitura superficial.

intro

A conexão com a Psicologia, evidenciada pelo prefácio de Carl Jung à tradução de Richard Wilhelm, faz do I Ching um modelo de Ética atemporal, também utilizado pelos sábios antigos como oráculo. Os 64 hexagramas que formam o seu corpo simbólico representam todas as alternativas possíveis para uma determinada situação e suas variantes (64 x 64 = 4.096), mas também a evolução de todas elas, porque o mundo é regido pelo movimento, ou seja, pela mutação.

Há muitas divergências na literatura mundial quanto à exatidão das datas de origem do I Ching e do Feng Shui. Dados históricos, pouco aprofundados, indicam que esses estudos devem ter iniciado entre 3 e 5 mil anos antes da era cristã. Esses conhecimentos ficavam limitados aos procedimentos dos grandes sábios, que passavam adiante os seus estudos sob muita cautela e consideração. Um dos textos mais antigos de Feng Shui é o Qing Nang Jing, atribuído a Huang Shih Kung, e data de, aproximadamente, 250 a.C.

Sobre o I Ching, são amplamente conhecidos os textos de cunho ético do filósofo Confúcio (551 a.C - 479 a.C), chamados de Comentários, e agregados à compilação das imagens e julgamentos do I Ching, atribuídos ao Rei Wen (+ ou - 1.150 a.C) e ao seu filho, Duque Chou, responsáveis pela interpretação das enigmáticas imagens para o grande público.

Como equilibramos as energias no Feng Shui?

No estudo do Feng Shui Tradicional Chinês, mais precisamente no método das Estrelas Voadoras, aprendemos que cada imóvel possui uma configuração energética originada a partir da direção de sua fachada e do seu ano de construção. O cruzamento dessas informações nos possibilita criar um mapa de energias que deve ser projetado sobre a planta baixa do imóvel.

A análise do mapa energético nos mostra como o Qi circula nos ambientes, indicando a harmonização mais compatível com a necessidade das pessoas: saúde, prosperidade, fama, bons relacionamentos, etc. Assim, estabelecemos um ponto de equilíbrio entre a energia da casa e a energia dos moradores.

intro

As energias do mapa estão relacionadas com os cinco elementos: Fogo - Terra – Metal – Água – Madeira. Para harmonizar possíveis desequilíbrios entre as energias YIN e YANG, utilizamos o Ciclo Wu Xing. Com esse ciclo, diminuímos o potencial nocivo das energias inauspiciosas e fortalecemos o potencial favorável das energias auspiciosas, utilizando as formas e as cores dos cinco elementos.

intro

Mas lembre-se de que todo ambiente está inserido em algum outro ambiente, por isso, uma cuidadosa observação do entorno do imóvel a ser analisado se faz imprescindível. A existência ou não de prédios ao redor, árvores, rios, lagos e piscinas, montanhas, o fluxo de carros e pessoas são apenas alguns indícios da qualidade do Qi que um determinado imóvel pode transmitir.

A consultoria ideal é aquela que principia ainda na fase de escolha do imóvel, antes da sua compra, construção ou locação, a fim de se evitar futuras surpresas desagradáveis. Terrenos podem ser analisados mesmo sem edificações e é possível fazer projeções de mapas para futuras construções.

Geralmente, uma consultoria de Feng Shui só é lembrada quando as pessoas já estão imersas em problemas de difícil solução. Problemas graves de saúde, relacionamentos conturbados na família, infidelidade, perdas consideráveis de dinheiro, demissões, tormentos psicológicos, tudo isso poderia ser evitado ou atenuado se as pessoas fossem mais preventivas e buscassem manter o equilíbrio com o Feng Shui.

A Feng Shui Design realiza consultorias de Feng Shui para todos os tipos de imóveis residenciais e comerciais. Além disso, você pode contar com a praticidade da assistência técnica anual gratuita. Tudo para deixar o seu imóvel sempre vibrando em perfeita harmonia!